terça-feira, 14 de outubro de 2008

III Enmeal


III Encontro Nacional de Movimentos Eclesiais, Associações Laicais e Movimentos Juvenis (ENMEAL)


Em sintonia com a abertura da Grande Missão Evangelizadora em Quito (Equador), por ocasião do III Congresso Americano Missionário, realizou-se, na Mariápolis Ginetta/SP, nos dias 15-17/08/08, o III ENMEAL. Esse evento foi promovido pela CNBB, em sua Comissão Pastoral para o Laicato e pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). O tema “Comunhão de Carismas: a serviço da missão” foi uma experiência vivida. A professora Gina Medeiros, da PUC-RJ, refletiu sobre a comunhão entre os diversos carismas da Igreja. O presidente do CNLB, Carlos Signorelli, apresentou a vocação e a missão do leigo na ação evangelizadora da Igreja. Ambos refletiram sobre os documentos de Aparecida, Diretrizes Gerais da Evangelização no Brasil e Evangelização da Juventude. Dom Eduardo Pinheiro, responsável na CNBB pela juventude, apresentou um amplo painel sobre os desafios dos jovens cristãos no mundo. Concluiu-se que o leigo, de forma especial, o jovem leigo, deve ocupar seu lugar de discípulo-missionário de Jesus Cristo, agente de transformação e testemunha de uma Igreja “casa e escola de comunhão”.
Estavam presentes 100 presidentes e representantes de Movimentos e Associações Laicais. Também estavam presentes: D. José Bertanha, SVD, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, D. Antônio Celso de Queirós, membro desta Comissão e D. Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. Ao final do Encontro, elaborou-se a “carta da Mariápolis Ginetta”, na qual os participantes expressam claramente o desejo de continuar vivendo, construindo e levando a outros a experiência feita e o empenho em ser discípulos e missionários de uma Igreja enriquecida de carismas.

Fato marcante: Para mim foi comovente perceber nos jovens, dos mais de 20 movimentos e associações presentes, o empenhado e o amor à Igreja e à construção do Reino. Na Comissão da juventude participei do pacto de co-responsabilidade em testemunhar a comunhão, mesmo neste mundo repleto do individualismo. Comprometemo-nos, inclusive, em nos encontrar, partilhar experiências, comunicar a fé. Até criamos uma comunidade no Orkut, já que somos de muitos lugares do Brasil! Enfim, agora precisamos continuar a entender o desígnio de Deus sobre este evento. O fato é que estamos prontos a responder à Conferência de Aparecida que propõe “converter a Igreja em uma comunidade mais missionária”.


Diácono Éderson

Nenhum comentário: